PORTFÓLIOS

IMG_0077Durante a realização do Curso de Atualização em Pedagogia do Esporte promovido pela SEME/Prefeitura de São Paulo, em 2013, a criação de portfólios de trabalho foi uma exigência para a obtenção da certificação de conclusão. Naquela oportunidade, verificou-se que os professores-discentes tiveram grande oportunidade para o aproveitamento de experiências realizadas por colegas nas diferentes unidades de equipamentos esportivos da Prefeitura de São Paulo. O conhecimento produzido foi sistematizado e disseminado.

No âmbito do Programa Clube Escola, os professores e gestores dos CEEs são estimulados a dar continuidade a esse esforço de sistematização dos processos de ensino-aprendizagem que estão presentes nos Clubes Esportivos Municipais. O objetivo é fomentar a formação continuada e permanente a partir da criação de portfólios atualizados de trabalhos que gerem conhecimento e estimulem a inovação no âmbito das estratégias de atração de cidadãos à prática esportiva.

“Assumir a responsabilidade e o compromisso de auxiliar na formação de cidadãos requer uma postura diferenciada do educador frente aos seus alunos. Sua prática pedagógica deve criar condições para a construção de conhecimentos, para a formação da consciência crítica e do pensar e agir criativos, entendendo que o aluno é um ser histórico e social, que pensa, se comunica e transforma o mundo em que vive. A ideia da construção de uma nova (outra) identidade do educador focaliza-o como sendo um alguém em constante construção, alguém que aprende enquanto ensina. Sua formação docente vai além do diploma da graduação e se caracteriza como um processo que é contínuo. Esse educador precisa desenvolver competências que possibilitem torná-lo mais criterioso acerca de ações que incentivem e valorizem a participação de todos. Deve criar condições para o diálogo, saber mediar, ser criativo e crítico.” (in Documento Norteador da Proposta Pedagógica do Programa Clube Escola – pág. 57)

“A adoção de posturas criativas contribui para que ambientes de aprendizagem sejam mais atrativos e deve ser construída, principalmente, sobre três pilares: a heterogeneidade, as percepções que o aluno e o educador têm de si mesmos e o clima de sala de aula.”  (in Documento Norteador da Proposta Pedagógica do Programa Clube Escola – pág. 57)

A Educação por meio do Esporte se dá segundo os Pilares da Educação preconizados e apoiados pela Unesco como forma de se buscar a formação e a inserção socioeducativa de crianças e adolescentes.

“Para os propósitos do Programa Clube Escola, colocamos em foco três grandes objetivos, vinculados aos quatro saberes preconizados pela UNESCO:

• Saber executar habilidades para prática esportiva, de acordo com suas características pessoais e interesses.

• Conhecer e apreciar diferentes manifestações esportivas e explorá-las com criatividade.

• Estabelecer relações positivas consigo, com os outros e com o ambiente por meio da prática esportiva.” (in Documento Norteador da Proposta Pedagógica do Programa Clube Escola – pág. 71)

A construção de portfólios profissionais no contexto do Programa Clube Escola tem foco no desenvolvimento humano e na Cultura de Paz. É formada por iniciativas promissoras que têm em comum o compartilhamento e o atendimento das demandas das comunidades das regiões onde se situam os equipamentos esportivos administrados pela SEME. Ela faz parte integral da proposta de construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida e mais democrática, em que alunos e, especialmente, os profissionais ligados ao ensino das práticas esportivas possam ser cada vez mais valorizados em suas competências.

“O educador é um membro de uma comunidade de profissionais, uma comunidade social, e por que não dizer científica, já que produz conhecimento. O espaço educativo é um ambiente rico em experiências e vivências e o educador deve ter responsabilidade e habilidade para transformar sua prática e pesquisa em contribuições educacionais.

Para isso, é necessário que (o educador) tenha uma postura reflexiva sobre sua prática, que reelabore seus conhecimentos, registre e socialize esse produto junto a outros profissionais da área. Enfatizamos, assim, a importância do registro e da socialização das intervenções pedagógicas que possam consolidar um trabalho pautado na ação-reflexão-ação. A produção de conhecimentos que advém das experiências, sucessos e erros são valiosos para o alcance dos objetivos de uma intervenção de boa qualidade. (in Documento Norteador da Proposta Pedagógica do Programa Clube Escola – pág. 87)

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